Liderança Esportiva: Estudo da Percepção de Atletas e Técnicos no Contexto Competitivo
Por Christi Noriko Sonoo (Autor), Elton Fernando Hoshino (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o estilo de liderança de técnicos esportivos das categorias adulta e juvenil. Fizeram parte do estudo 238 sujeitos. Como instrumento de medida, utilizou-se a Escala de Liderança no Esporte (ELD). Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e pelo teste Mann-Whitney. Os resultados indicaram que o estilo de liderança predominante, na percepção de técnicos e atletas, foi o de treino-instrução e reforço, em ambas as categorias. A dimensão reforço foi mais evidenciada na categoria juvenil. Para o gênero feminino, o apoio social foi mais significativo, enquanto para o gênero masculino, foi mais relevante o comportamento autocrático. Assim, concluiu-se que o estilo de liderança, tanto na percepção dos atletas como na dos técnicos, foi semelhante. Entretanto, quando se analisou o estilo dos técnicos com vistas a identificar qual era o preferido pelos atletas, a preferência maior foi por técnicos que se preocupam com os atletas que fornecem mais feedback positivo e que têm um estilo mais democrático do que autocrático.