Linguagem, Corpo e Educação Física
Por Sara Quenzer Matthiesen (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Luiz Alberto Lorenzetto (Autor), Laércio Schwantes Iório (Autor), Irene Conceição Andradre Rangel (Autor), Luiz Henrique Rodrigues (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Eduardo Augusto Carreiro (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 2, 2008.
Resumo
A reforma curricular do Ensino Médio alocou a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. O objetivo desse estudo foi investigar a Educação Física enquanto linguagem. A partir da pesquisa bibliográfica, os resultados apontaram a necessidade da discussão das diferentes linguagens; das interfaces entre linguagem e corpo; do corpo como produtor e leitor de textos e dos desdobramentos pedagógicos da Educação Física enquanto uma linguagem. Concluímos o estudo reforçando a idéia do “corpo como um texto”, cujas marcas, sensações e movimentos revelarão a cada um parte de si e do mundo.