Resumo

O presente estudo objetivou analisar o entendimento dos professores de Educação Física do IFPE acerca do livro didático público institucional a ser produzido. Durante participações nos encontros pedagógicos, constatamos que a produção de um livro didático representava uma das aspirações de boa parte do grupo. Em meio às reflexões sobre o assunto, os professores chegaram à compreensão de que, antes mesmo de partirem para a produção dos seus capítulos, fazia-se necessário ter clareza sobre o entendimento do grupo acerca da obra a ser produzida. A literatura aponta que a depender da perspectiva como um livro didático é concebido por seus autores, ele pode apresentar distintas características e, por consequência, incitar diferentes desdobramentos na prática pedagógica. Ao ser entendido numa “perspectiva crítica”, o livro didático é visto, por exemplo, como mais uma opção para o professor e seus alunos interagirem com o conhecimento. Já numa perspectiva “não crítica”, o livro didático é percebido como o principal recurso da prática pedagógica, podendo assumir características de prescrição e obrigatoriedade que, por sua vez, pode ferir a autonomia docente e limitar o processo de ensino e de aprendizagem. Diante desse contexto, delimitamos a seguinte pergunta de pesquisa: qual o entendimento dos professores acerca do livro didático público a ser produzido? Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante. Na fase de coleta de dados utilizamos as técnicas de questionário e grupo focal. Participaram, como sujeitos de pesquisa, 16 professores efetivos de Educação Física do IFPE. No período de realização deste estudo, esse número correspondeu a 70% do total de docentes efetivos de Educação Física em pleno exercício na instituição. Na fase de análise de dados aplicamos a técnica de análise de conteúdo categorial temática. Concluímos que os professores de Educação Física do IFPE compreendem o seu livro didático numa perspectiva crítica, pois, entre outros aspectos, o veem como um recurso auxiliar, articulado com o projeto político pedagógico institucional, com potencial para contribuir com a prática pedagógica.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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