Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as relações entre a formação e atuação profissional em lazer correlacionado aos jogos digitais. Enquanto metodologia, o trabalho foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica, após levantamento do material e análise textual, temática, interpretativa e problematização. As discussões a respeito dos jogos digitais enquanto atividades de lazer são consideradas como um campo de discordância, interferindo de modo significativo na consolidação de novos espaços. Os jogos digitais são práticas de entretenimento, alcançando grande popularidade como fonte recreativa mundial. Se os jogos eram produtos direcionados somente a crianças e adolescentes, atualmente atingem um público de diversas idades e ambos os sexos, exigindo diferentes competências culturais dos indivíduos, tais como conectividade, a habilidade de buscar, sintetizar e disseminar informações. Os jogadores são livres para perceber e criar os arranjos de ensino e aprendizagem que funcionam melhor para cada um. Assim, há um novo processo histórico num ambiente diferente, caracterizado por um espaço não físico ou um não lugar, o virtual. Neste sentido, podemos afirmar que a formação profissional em lazer precisa extrapolar os horizontes de investigação, repensar o currículo para atuação dos profissionais com novas concepções do sujeito, de forma a considerar as transformações sociais e tecnológicas, de maneira democrática.

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