Lutas na Educação Física Escolar: Proposta de Ensino Por Meio de Uma Experiência Interdisciplinar
Por Alex Pereira Alves (Autor), Wesley Inocencio Pereira Silva (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Trabalhar com o ensino das Lutas na Educação Física escolar é uma demanda na qual o professor que atua na rede estadual de ensino de São Paulo deve desenvolver durante as suas práticas pedagógicas. Objetivo: Objetivou-se desenvolver por meio de um trabalho interdisciplinar entre os componentes curriculares de Educação Física e História/Filosofia no ensino da Esgrima. Desenvolvimento: Foi realizado um estudo dos referencias teóricos das fontes primárias, secundárias do período da Guerra dos Cem Anos (Inglaterra versus França) por meio de mídias digitais para trabalhar o conceito da modalidade, na sequência realizada confecção de simulacros de armas e escudos. A metodologia de ensino da esgrima para as aulas práticas foi baseada nas Atuais Tendências em Pedagogia do Esporte por meio do Jogo/Luta, no qual o conceito da proposta foi a utilização da luta pelo Contato Mediado: Contato por implemento. Sugestões: Para desenvolver a proposta é interessante que o docente utilize no seu momento de planejar as suas práticas pedagógicas, um referencial teórico e metodológico que possa contribuir para o processo de ensino, vivência e aprendizagem do estudante. No qual o educador como mediador do processo de ensino possa estimular o interesse do estudante por meio da prática em si e formulação do material de uso e apresentação da luta, tornando-o como sujeito protagonista e formador de saber.