Mais do Mesmo: as Semelhanças de Conteúdo na Divulgação da Copa do Mundo 2014 Pelas Emissoras Brasileiras de Tv Aberta
Por Nathaly Barbieri Marcondes (Autor), José Carlos Marques (Autor).
Em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O futebol brasileiro é identificado por muitos como futebol arte. Características como a malandragem, a ginga e os dribles desconcertantes são relacionados à prática deste esporte no Brasil, embora pesquisas recentes da academia tentem desmistificar esta visão. A mídia tem colaborado para que o discurso do futebol arte seja cada vez mais difundido, utilizando-o exaustivamente como garantia de identificação do público, estimulando o senso de nacionalismo da população, principalmente durante a Copa do Mundo. Este estudo busca apresentar como o exagero na utilização dos elementos característicos do futebol arte tem contribuído para a produção de materiais cada vez menos inéditos e muito parecidos entre si, observando as semelhanças entre o conteúdo dos vídeos de divulgação do Mundial de futebol de 2014, produzidos pelas emissoras de TV Globo, Band e pela FIFA TV, organizadora do evento.