Maneiras de Ser e Fazer: Analisando Projetos Sociais
Por Cássia dos Santos Gonçalves (Autor), Fábio Luiz Loureiro (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), André da Silva Mello (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa analisa as relações estabelecidas entre os objetivos prescritos e as ações socioeducativas expressas nos discursos de coordenadores e educadores de três projetos sociais e um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que ofertam oficinas relacionadas às atividades físicas e esportivas, na cidade de Vitória/ES. Os projetos sociais vinculados aos esportes surgiram com o propósito de complementar ou até mesmo substituir a educação formal, por meio de um viés compensatório e assistencialista, para suprir as carências e mazelas sociais decorrentes de um sistema político-econômico desigual (ZALUAR, 1994; MELLO et al., 2016). Com a ampliação dos projetos sociais pelo país, também houve o crescimento do interesse acadêmico-científico da área da Educação Física por essa temática.