Manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica em Situação de Jogo na Educação Física Escolar
Por Vilma Leni Nista Piccolo (Autor), Elaine Prodócimo (Autor), Mauricio Teodoro de Souza (Autor), Carmem Elisa Henn Brandl (Autor), Tatiana Passos Zylberberg (Autor), Luciene Farias (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 12, n 4, 2004. Da página 25 a 31
Resumo
O presente estudo realizado pelo NEPICC (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inteligência Corporal-Cinestésica) visa interpretar as manifestações desta inteligência em crianças de 8-9 anos, numa situação de jogo coletivo com bola, em três diferentes turmas nas aulas de Educação Física Escolar. Os dados foram obtidos por meio de descrição das aulas, pelos componentes do grupo, com posterior análise a partir de um levantamento das unidades de significado, de uma redução e interpretação das mesmas. Os resultados apontam para o jogo como forte instrumento pedagógico na oportunização de situações-problema, desencadeando respostas variadas pelas crianças, de acordo com seu desenvolvimento pessoal; também apontam para o papel do professor como mediador no processo de busca de situações estimuladoras da inteligência corporal de seu aluno. PALAVRAS-CHAVE: inteligência corporal-cinestésica, educação física escolar, jogo