Manifestações Sociais e Mídia na Copa das Confederações 2013: Estudo com Professores de Educação Física em Formação Inicial
Por Silvan Menezes dos Santos (Autor), Giovani de Lorenzi Píres (Autor).
Em Movimento v. 22, n 1, 2016. Da página 199 a 210
Resumo
O objetivo foi investigar de que maneira os professores de Educação Física em formação inicial atribuem significado ao discurso midiático-esportivo sobre megaeventos no âmbito da convergência digital. Um estudo observacional-descritivo, de inspiração etnográfica, com abordagem qualitativa. No cenário online da pesquisa, acompanhamos a página pessoal de cinco estudantes de Educação Física no Facebook. No cenário offline, foi realizada uma entrevista coletiva semiestruturada com os estudantes. Identificamos que, mesmo com compreensões críticas sobre o discurso midiático, faltou aos interlocutores a compreensão ampliada do fenômeno esportivo e das manifestações sociais relacionando-as com outras instâncias sociais, sobretudo com o próprio campo acadêmico e profissional.