Resumo

INTRODUÇÃO

Estudos apontam para um desinvestimento pedagógico na área da Educação Física, ao mesmo tempo em que mostram a importância da formação permanente como um possível potencializador das práticas inovadoras na profissão docente (BRACHT; ALMEIDA; WENETZ, 2018). Neste sentido, estamos mapeando as políticas, programas e ações de formação permanente oferecidos pelas redes públicas de ensino municipais e estadual da Grande Vitória/ES. Para tal empreitada, estamos produzindo dados sobre a formação continuada/permanente em parceria com as secretárias de educação da grande Vitória, nos municípios de Serra, Viana, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Vitória e a Secretária de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Neste primeiro momento do estudo, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: a) analisar como a formação permanente tem sido discutida nas principais revistas científicas da Área da EF; b) levantar documentos e políticas (prescritas) acerca da formação permanente oferecidas pelas Redes de Ensino. É importante ressaltar que este estudo, faz parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “atividade docente de professores de educação física: processos formativos e legitimidade pedagógica no cotidiano escolar”.

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