Mapeamento do ambiente e cultura para a Atividade Física das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza-CE
Por Vinicius Gadelha da Silva (Autor), Laécio de Lima Araújo (Autor), Jenifer Kelly Pinheiro (Autor), Camila Camelo Andrade (Autor), João Vitor Oliveira Lima Teixeira (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Identificar como a cultura (ethos) escolar pode estimular a prática de atividade física (AF) entre os estudantes é essencial para a sua promoção nesse ambiente. OBJETIVO: Mapear a cultura escolar como indicadora de um ambiente favorável à AF em escolas públicas de tempo integral de uma capital brasileira. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em março/2025, em 33 escolas municipais de tempo integral de Fortaleza-CE. Gestores escolares foram entrevistados individualmente com auxílio da plataforma SurveyMonkey. Utilizou-se o "Instrumento de avaliação da AF na escola", da Organização Mundial da Saúde, traduzida por especialistas. A dimensão "Cultura e ambientes promotores de AF", incluiu uma pergunta geral ("Na sua escola, até que ponto há uma cultura e um ambiente que promovam a atividade física?") e sete itens específicos, com resposta do tipo Likert (3=Completamente, 2=Parcialmente, 1=Em desenvolvimento e 0=De jeito nenhum) gerando um escore final de 0 a 21 pontos. Os escores foram classificados em: 0-7 (pouco favorável), 8-14 (moderadamente favorável) e 14-21 (altamente favorável). Questões sociodemográficas também foram obtidas. As análises foram realizadas por escola no software SPSS® Statistics, versão 21. RESULTADOS: A maioria dos gestores ocupava o cargo de direção (78,8%; n=26), era do sexo feminino (78,8%; n=26) e tinha entre 40 a 49 anos (51,5%;n=17). As escolas localizam-se principalmente na zona sul (n=12) e oeste (n=10), em bairros com baixo índice de desenvolvimento humano (<0,4). Cerca de 75,8% (n=25) das escolas obtiveram escore >14, indicando cultura altamente favorável à AF. Quatro atingiram escore máximo (21). Outras 24,2% (n=8) foram classificadas como moderadamente favoráveis. Nenhuma escola apresentou escore baixo. CONCLUSÃO: A maioria das escolas reportaram uma cultura escolar favorável para a prática de AF, incluindo a utilização e valorização desses locais.