Marcas no Corpo, Cansaço e Experiência: Nuances do Envelhecer Como Professor de Educação Física
Por Sílvia Maria Agatti Lüdorf (Autor), Francisco Javier Guerrero Ortega (Autor).
Em Interface - Comunicação, Saúde, Educação v. 17, n 46, 2013. Da página 661 a 675
Resumo
Este trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.