Resumo

Pretendemos investigar neste trabalho o percurso histórico de Mário Cantarino, compreendendo sua vida e sua produção profissional e intelectual, examinando de que maneira ela incide com importância para a história da Educação Física em Brasília e no Brasil. Há um movimento considerado renovador que desde meados da década de 80 instiga uma perspectiva crítica da Educação Física, deixando ecoar análises que intencionam uma ruptura sobre o projeto pedagógico do modelo educacional comum, que construiu uma característica de educação enraizada no produtivismo e na disciplina desde os inícios da educação e esporte no Brasil, higienista, militar e adestradora. Para tanto, repetimos essa questão central: como a história de vida e produção intelectual de Cantarino pode determiná-lo como participe de um projeto renovador com intenção de ruptura para uma Educação Física crítica? Organizamos um caminho para responder tal questionamento e reconhecemos que é preciso retomar o processo da forma de se analisar, escrever e contar História. Como objetivo geral pretende-se reacender o debate sobre os sentidos da Educação Física e a sua efetividade crítica. O método utilizado neste estudo se constitui qualitativo a partir da aproximação ao método do Materialismo Histórico-dialético. Para tanto desenvolveremos um roteiro bibliográfico além de entrevistas com personagens participes da história de Cantarino. A fundamentação teórica está baseada em pesquisadores com uma concepção crítica acerca da história e historiografia da Educação Física

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