Marketing em Academias no Brasil: o Abandono da Academia
Por Cleiton Castro (Autor), Cacilda Mendes dos Santos Amaral (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Resumo
As academias de ginástica são responsáveis pelo crescimento da Indústria do Esporte no Brasil. Não há conhecimento sistematizado sobre a produção acadêmica no que tange ao Marketing e às Academias no país. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática de literatura nacional em bases eletrônicas de busca. Para isso, foram identificados cinco estudos, em diferentes áreas do conhecimento, com predominância dos temas Produto/Consumidor. As técnicas metodológicas são diferenciadas e reconhecidas como métodos de pesquisa em Gestão do Esporte. Considerando-se a pesquisa realizada, possibilidades de aplicação são evidenciadas e não há recomendações para pesquisas futuras nesses estudos. Sugerem-se novos levantamentos em outras fontes e replicação desse estudo no futuro.
REFERÊNCIAS
AGUIAR, F. A. Análise da satisfação dos clientes das academias de ginástica da cidade de João Pessoa (PB). 174 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí¬ba, João Pessoa, 2007.
AMARAL, C. M. S.; BASTOS, F. C. O Gestor esportivo no Brasil: revisão das publições no País. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 5, n. 1, p. 68–78, 2015.
AMARAL, C. M. S.; ROCCO JUNIOR, A. J.; BASTOS, F. C. Consumidor esportivo: abordagens e publicações no Brasil. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 6, p. 320–332, 2016.
BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil: reflexões sobre avanços, limites e desafios. 2016. 92f. Tese (Livre-Docência) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2016.
BATISTA, P.; CUNHA, M. A. Revisão sistemática da literatura em Ciências Sociais. In: MESQUITA, I.; GRAÇA, A. (Eds.). Investigação Qualitativa em Desporto. VLII. 1. ed. Porto: Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto CIF2D, 2013. p. 67–95.
BRASIL. Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte). Brasília - DF: [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015a.
BRASIL, Ministério da Saúde. Academia da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015b.
BRASIL, Ministério da Economia. Comissão Nacional de Classificação – Concla. Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Versão 2.O. Disponível em: . Acesso em: 1 jan. 2007.
CAMPOS, L. M. A. L. M. Abordagem da análise conjunta no processo decisório de aquisição do serviço de academia de ginástica. 2006. 89f. Dissertação (Mestrado Executivo Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas, 2006.
CORRÊA, S. A. M.; FERREIRA, A. A. Estratégia Competitiva das Academias de Ginástica da Cidade de São Paulo. FACEF Pesquisa, v. 12, n. 1, p. 63–76, 2009.
ESTADO DE SÃO PAULO, S. DE E. J. E L. Academia ao Ar Livre. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015.
FAGUNDES, A. F. A. et al. A Publicação Acadêmica de Marketing Esportivo no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 2, 2012.
FERRAND, A.; ROBINSON, L.; VALETTE-FLORENCE, P. The Intention-to-Repurchase Paradox: a Case of the Health and Fitness Industry. Journal of Sport Management, v. 24, p. 83–105, 2010.
GUISELINI, M. Aptidão Física Saúde Bem-Estar. Fundamentos Técnicos e Exercícios e Exercícios Práticos. 2. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2006.
INTERNATIONAL HEALTH RACQUET & SPORTSCLUB ASSOCIATION. The IHRSA Global Report 2014. The State of the Health Club Industry.Boston, 2014.
LI, M. J.; PITTS, B. G.; QUARTERMAN, J. Research Methods in Sport Management. 1st. ed. Morganton: West Virginia University, 2008a.
LI, M. J.; PITTS, B. G.; QUARTERMAN, J. Introduction to Sport Management Research. In: LI, M.; PITTS, B. G.; QUARTERMAN, J. (Eds.). Research Methods in Sport Management. 1st. ed. Morgantown, WV: West Virginia University, 2008b. p. 360.
MAZZEI, L. C.; et al. Uma análise da produção acadêmica brasileira em Marketing Esportivo enquanto área multidisciplinar. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 04, p. 183–200, 2013.
MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Ícone Editora, 2012.
MESQUITA, I.; GRAÇA, A. Investigação Qualitativa em Desporto. Porto: Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D), 2013.
MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Sport Marketing. 4. ed. Human Kinetics, 2014.
PITTS, B. G.; DANYLCHUK, K.; QUARTERMAN, J. Analysis of Sport Management Literature : European Sport Management Quarterly. Sport Management International Journal, v. 10, n. 2, p. 45–72, 2014.
PITTS, B. G.; FIELDING, L. W.; MILLER, L. K. Industry Segmentation Theory and the sport Industry: Developing a Sport Industry Segment Model. Sport Marketing Quarterly, v. 3, n. 1, p. 15, 1994.
PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos de Marketing Esportivo. 1. ed. São Paulo: Phorte Editora, 2002.
ROCCO JR, A. J. Marketing e Gestão do Esporte. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ROCHA, C. M.; BASTOS, F. C. Gestão do Esporte: definindo a área. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, v. 25, n. n. esp, p. 91–103, 2011.
ROTH, C. W. A competitividade das academias de ginástica e musculação de Santa Maria - RS. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, 2007.
SACAVEM, A.; CORREIA, A. The industry of wellness: the improvement of well-being. International Journal of Sport Management and Marketing, v. 5, n. 4, p. 417–425, 2009.
SANTANA, L. C. Gestão de academias e mercado de fitness no Brasil. In: MAZZEI, L. C.; BASTOS, F. C. (Eds.). Gestão do Esporte no Brasil: desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Ícone Editora, 2012. p. 186.
SANTANA, L. C. et al. Perfil dos Gestores de Academia Fitness no Brasil: Um Estudo Exploratório. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, v. 01, n. 01, p. 28–46, 1 jun. 2012.
SCHWENGBER, R.; BURGOS, L. T.; BURGOS, M. S. O perfil organizacional e funcional das academias de Santa Cruz do Sul. LECTURAS: Educación Física y Deportes, v. 15, n. 143, p. 1–1, 2010.
SOTIRIADOU, K.; SHILBURY, D. Using Grounded Theory in sport management research. International Journal of Sport Management & Marketing, v. 8, n. 3/4, p. 181–202, 2010.
XIE, F.; YANG, X. The Analysis of Fitness Club Customer Retention based Fitness Behavior. 2013 International Conference on Psychology, Management and Social Science (PMSS 2013). Anais...2013.