Marketing Social no âmbito Esportivo: Motivações Organizacionais do Patrocínio de Causa Social
Por Andreza Marcelle Carneiro Rocha de Britto Salgueiro (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), André de Paula Rêgo Graciano Luz (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 1, n 2, 2016. Da página 235 a 248
Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar as motivações que levam organizações a optar por patrocinar ações desenvolvidas por uma organização social que atua no contexto esportivo. A metodologia foi baseada em uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório e viés descritivo. Foram realizadas entrevistas com representantes de patrocinadores de uma organização social que atua no seguimento esportivo. As entrevistas foram transcritas e a análise se deu por meio da técnica de análise de conteúdo por categorias. Os resultados evidenciaram as motivações das organizações patrocinadoras, que buscam interação e envolvimento com as comunidades beneficiadas pelos projetos desenvolvidos, além de visibilidade, fortalecimento de marca e reputação. Outros objetivos estavam relacionados à natureza dos projetos que as empresas pretendiam realizar no entorno das comunidades beneficiadas e a forte relação que elas possuem com o esporte (futebol). Os resultados evidenciam a importância do esporte como ferramenta de engajamento e de amadurecimento da relação patrocinador e organização social. Também mostram a relevância de envolver os colaboradores no processo, a ausência de métricas para mensuração de resultados e, por fim, confirmam a necessidade de se respeitar as características individuais de cada patrocinador para a obtenção resultados positivos. A pesquisa busca enriquecer os estudos na temática do marketing social, enaltecendo a importância do patrocínio nessa relação em que se inclui a o componente social por meio do esporte
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