Mauss, religião e técnicas corporais: estudo com alunos evangélicos da zona rural de uma escola pública de Minas Gerais/Brasil
Por Sandra Pereira Tosta (Autor), Weslei Silva (Autor), Lucimara Lma (Autor).
Resumo
Neste trabalho estudamos como o pertencimento religioso incide nas práticas corporais de alunas e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante as aulas de educação física em uma escola da zona rural do município de Minas Novas, Estado de Minas Gerais, Brasil. Na realização deste estudo alunas e alunos com adesão religiosa autodeclarada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus foram acompanhados. Um estudo qualitativo foi realizado entre os anos de 2015-2016, revisado em 2023, tendo como principais referências teóricas estudos sobre técnicas corporais e habitus, a fim de observar, inventariar e interpretar alteridades, ou seja, os modos como alunas e alunos ressignificam o corpo e em que medida incorporam discursos e gestos relacionados à prática religiosa. Os resultados assinalaram que, na articulação entre o subjetivo e o social, não obstante a influência da doutrina religiosa, não foi possível identificar uma homogeneidade de práticas entre o grupo pesquisado. Importaram outros valores, costumes e a forma específica de cada um viver e experimentar o corpo, considerando outros marcadores culturais.