Resumo

Introdução: O processo de mediação tem por objetivo dar luz às diferenças existentes entre as partes que não conseguem alcançar a solução por elas mesmas. O mediador ajuda os envolvidos a encontrarem uma resolução de acordo com o tema que está em discordância. Ele se envolve no processo e contribui para que a mediação resulte em diálogo ou negociação, levanta opções e pondera as possibilidades para um acordo e pode proporcionar uma reorientação das relações sociais, novas maneiras de colaboração, de confiança e formas mais maduras, espontâneas e livres de resolver as diferenças pessoais e coletivas. Objetivo: Identificar como o professor de Educação Física (EF) percebe esse contexto e seu papel educativo na mediação de conflitos nas aulas com conteúdo esportivo. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada através de entrevistas envolvendo cinco professores de EF, que de acordo com os procedimentos éticos, consentiram à pesquisa. Os dados coletados passaram por análise de conteúdo e categorizados. Resultados: Os professores relataram situações de agressividade, bullying, diferenças de habilidades técnicas e dificuldade nas relações interpessoais como situações mais recorrentes para intervenções. Entendem e estabelecem a mediação como importante alternativa para se chegar a um consenso. O diálogo foi o melhor caminho para a mediação dos conflitos, promovendo atitudes de tolerância, cooperação, escuta ativa e conciliação, ao contrário de algumas ações punitivas. Conclusões: Dialogar é uma das formas de transformar conflitos em aprendizagem e mudança e este processo de intervenção nas práticas esportivas pelos professores é fundamental, já que aprendem a explorar o potencial criativo dos conflitos e a impedir que, uma vez mal compreendidos e mal dirigidos, possam se apresentar sob forma de estagnação ou violência.

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