Megaeventos Esportivos, Educação Física e Convergência Digital: Consumo, Circulação e Produção Por Professores em Formação Inicial
Por Silvan Menezes dos Santos (Autor), Giovani de Lorenzi Píres (Autor).
Em IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
No momento esportivo do Brasil, de realização de megaeventos (Pan-Americano/2007; Copa das Confederações/2013; Copa do Mundo/2014; Olimpíadas/2016), a preocupação com as implicações deles à cultura esportiva do país tornou-se pauta principal de estudos acadêmicos. Além disso, o envolvimento histórico e institucional do Esporte com a Mídia em uma relação recíproca, hiperdimensionado pela convergência digital dos meios, sobretudo com a crescente participação social na produção e compartilhamento de discursos através das redes sociais, nos levou ao desenvolvimento desta pesquisa. Em um estudo observacional-descritivo com inspiração etnográfica, o objetivo foi compreender como professores de Educação Física em formação inicial interagem com o discurso midiático-esportivo no âmbito da convergência digital. Tendo como contexto sociocultural a Copa das Confederações, marcado pelas manifestações sociais de rua naquele junho de 2013, o estudo foi desenvolvido com cinco estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação aconteceu em dois cenários que se complementaram: 1) online, que consistiu no acompanhamento da página pessoal dos sujeitos da pesquisa no Facebook; 2) offline, com a aplicação de questionários mistos e uma entrevista coletiva. Baseada na Teoria das Mediações Culturais de Jesús Martín-Barbero, a interpretação dos dados da investigação foi apoiada no método de análise de conteúdo. Duas categorias temáticas, definidas a partir do quadro teórico-conceitual, foram empregadas na análise empírica dos dados: Megaeventos Esportivos e Manifestações Sociais. Consideramos como reflexões finais a necessidade do acompanhamento da Educação Física, da formação à intervenção, às constantes transformações socioculturais das tecnologias de informação e comunicação através da convergência digital; estar atento a esse processo, principalmente pelas possibilidades de participação social dos sujeitos através das redes sociais, para fazer aproximações entre as dimensões teóricas e práticas da formação cultural e humana na perspectiva da emancipação e do exercício da cidadania no contexto da cultura esportiva.
Palavras-chave: Educação Física; Megaeventos Esportivos: Mídia; Mediações; Convergência Digital.