Meio Ambiente Por Inteiro: Apresentando Um Projeto de Ensino
Por Priscila Mari Santos (Autor), Márcio Hideki Asato (Autor), Lauren Dallarosa Lima (Autor), Isabelly Batista Laborne (Autor), Lohana Cardoso do Amaral (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de ensino “Meio Ambiente por inteiro: ciclo de oficinas sobre educação ambiental e qualidade de vida” em andamento no Curso de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O projeto surgiu como tentativa de suprir a demanda por reflexões e ações sobre questões socioambientais no CEFID/UDESC, e está sendo entendido como oportunidade para viabilização de discussões, aquisição e disseminação de conhecimentos, por meio do desenvolvimento de oficinas sobre o tema. O objetivo geral é sensibilizar os alunos para questões socioambientais e suas relações com a qualidade de vida. A metodologia é eminentemente participativa, em que os alunos se envolvem em todas as etapas, planejando, organizando, divulgando, executando e avaliando. Parte-se da premissa de que a educação ambiental deve ser pensada e vivida em um contexto múltiplo de possibilidades e interesses, como parte de uma teia complexa de relações. Neste processo coletivo, o compromisso individual é essencial para as mudanças bruscas que a atualidade requer. Acredita-se que este projeto se constitui em uma alternativa para intervenções pedagógicas, visando à capacitação e à participação dos alunos para questões pouco abordadas na Educação Física.