Resumo

A presente dissertação, organizada a partir de dois artigos (conforme o formato alternativo do PPGEF/UFSC), objetivou investigar a memória no âmbito da formação e da (re)construção da identidade docente em articulação com a reflexão biográfica e autobiográfica. Para tanto, foram realizados dois trajetos teórico-metodológicos, que se entrelaçam, e que consideram a memória como uma possibilidade de compreensão social a partir de especificidades de indivíduos singulares, sempre associadas à representações coletivas. O primeiro deles se direcionou para o outro que narra e os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. O segundo trajeto ocupou-se da narrativa do si mesmo a partir de um conjunto diversificado e fragmentado de fontes autobiográficas, que remexe as memórias do passado e do presente atribuindo-lhes uma nova forma, com o propósito de refletir sobre a formação (inclusive no âmbito da pós-graduação) e sobre a (re)construção da identidade docente. 

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