Memória Viva: a História de Vida de Professoras Aposentadas Como Contributo ? História Pedagógica da Educação Física.
Por Isa Beatriz de Campos (Autor).
Em V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
A importância da história oral está relacionada à contribuição desta na formação realista da História, a qual é escrita através da junção da fragmentos de histórias de vida. Em Educação Física o uso da história de vida como procedimento de pesquisa é fato recente. Este trabalho procura analisar a influência da vida particular de quatro professoras, em suas carreiras profissionais, objetivando contribuir para o entendimento da prática pedagógica de tais professoras. A metodologia empregada foi a história de vida (NOVOA, 1992). Foram entrevistadas quatro professoras aposentadas que atuaram no magistério público e particular de duas cidades do interior do estado de São Paulo. Os resultados preliminares indicam que: 1) houve forte influência da família na escolha profissional das professoras; 2) por problemas familiares, as mesmas deixaram, algumas vezes, de freqüentar cursos de aperfeiçoamento; 3) o trabalho de professora contribuiu como um recurso financeiro para o sustento familiar; 4) a profissão influenciou igualmente na formação dos filhos.