Resumo

A capoeira, um patrimônio cultural imaterial brasileiro, há algumas décadas vem encantando milhares de pessoas mundo afora. Há praticantes em mais de 150 países, que usufruem de toda uma gama de possibilidades e atrativos corpóreos e socioculturais vinculados à capoeiragem. Esses atrativos, bastante peculiares, são responsáveis pela construção de uma filosofia de vida singularizada, que emoldura e se mescla ao cotidiano de seus adeptos. Dentro desse contexto, a figura do “mestre” surge como a do principal responsável por preservar e propagar tais singularidades, tal filosofia. E, no intuito de desvendar alguns segredos do processo de formação desses mestres, é que foram estruturados os objetivos deste trabalho, em que, num referencial cartográfico, investigaram-se os processos formativos de quatro mestres da cidade de Pelotas-RS. Em um primeiro momento, foi feita uma pesquisa bibliográfica para compreender as nuances em relação à formação do mestre desde o início do século XX até os dias atuais. Em seguida, foram recolhidos e analisados os depoimentos dos mestres de Pelotas, seguindo o roteiro de uma entrevista semiestruturada. Dessa maneira, tornou-se possível uma maior compreensão acerca dos meandros da capoeiragem, tanto na questão da formação do mestre como também sobre a história da capoeira em Pelotas e a constituição do estilo de vida capoeirano. 

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