Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os elementos conceituais que norteiam a compreensão da organização metodológica do Método Situacional e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes coletivos. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa, em que foram selecionados 10 artigos publicados em sete periódicos brasileiros, ao utilizar o termo “Método Situacional” em suas plataformas de busca. Após a leitura e interpretação dos artigos, foram identificados sete elementos conceituais que norteiam a compreensão da organização metodológica do Método Situacional: Solução de Problemas; Situações de Jogo; Estruturas Funcionais; Continuidade das Ações do Jogo; Aprendizado Tático; Inter-relação Técnico-Tática; Transferência dos Conhecimentos do Treino para o Jogo. Cada um desses elementos permite compreender as proposições teórico-metodológicas do Método Situacional, apontando seus avanços em relação aos modelos de ensino que primam pelo desenvolvimento técnico dissociado do contexto do jogo, ou seja, o ensino tradicional dos esportes coletivos.

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