Resumo
A presente pesquisa objetivou trabalhar com elementos da pesquisa-ação, baseada na metodologia de projeto, tendo como objeto de estudo a própria prática de ensino da pesquisadora em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental no município de Vitória (ES). O objetivo geral foi desenvolver uma experiência docente alternativa, mobilizando o conteúdo jogos e brincadeiras com crianças em fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental nas aulas de Educação Física. A proposta do conteúdo jogos e brincadeiras no trabalho de intervenção se apresenta pela importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças na interação social, principalmente na fase de transição. Essa fase se apresenta em vários momentos na vida do indivíduo, sendo considerada um período de crise, devendo ser potencializado
através de um olhar específico, evitando rupturas na aprendizagem, apresentando um espaço que o acolha e desafie. Incentivando a coparticipação dos alunos nas decisões durante a construção da aula, onde puderam compartilhar as vivências trazidas da educação infantil, os medos, ansiedades e expectativas que sentiam ao adentrarem ao novo nível de ensino. Construiu-se as aulas a partir do resgate das experiências do nível anterior. As crianças indicaram em roda de conversa que a EMEF não é legal como o CMEI. Projetando-se reivindicações através de uma carta aberta, construída coletivamente para a diretora da escola com propostas dos alunos para melhorar aspectos referentes as relações entre os sujeitos, estrutura, rotina, materiais, ambiente. Para que a escola se torne um ambiente mais atrativo no sentido lúdico e das relações estabelecidas nesse espaço pertencente a eles. Durante o trabalho de intervenção pode-se identificar as problemáticas enfrentadas pelas crianças nesse processo de transição e de que forma a metodologia de projeto emerge como alternativa de ensino que contribuiu na identificação e desenvolvimento das experiências de movimentos corporais das crianças nessa fase, durante as aulas de Educação Física.