Resumo

Introdução: O conhecimento acerca dos principais métodos estatísticos utilizados em estudos de uma determinada área do conhecimento permite conhecer o design metodológico predominante, bem como os principais objetivos a serem testados, e verificar se há limitações no uso de métodos mais elaborados e atualizados. Objetivo: descrever os principais métodos estatísticos adotados em teses de doutorado desenvolvidas em um programa de pós-graduação na área de Educação Física e descrever os métodos estatísticos utilizados nos artigos publicados com dados oriundos dessas teses. Metodologia: o presente estudo analisou teses de caráter quantitativo, defendidas entre 2003 e 2013 e seus correspondentes artigos publicados. Os seguintes dados foram extraídos das teses e dos artigos: quantidade de artigos publicados com dados oriundos de cada tese, dados relativos à análise descritiva, testes de normalidade, se foram ou não realizados testes estatísticos inferenciais e, em caso afirmativo, quais foram adotados. Resultados: um total de 46 teses e 88 artigos foram incluídos nas análises do presente estudo. A mediana de publicações por tese foi de dois artigos, sendo que 10 teses não apresentaram nenhum artigo publicado e três teses apresentaram cinco estudos publicados. Verificou-se a predominância de estudos transversais, a preferência pelo uso da estatística inferencial, com predominância de testes paramétricos. Ainda, evidenciou-se elevada utilização de métodos de comparações entre médias, e uso de correlações. Conclusões: de forma geral, os métodos estatísticos adotados nas teses e nos artigos publicados são adequados e coerentes com os objetivos propostos nos estudos.

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