Mídias: Aliadas ou Inimigas da Educação Física Escolar?
Em Motriz v. 7, n 2, 2001. Da página 125 a 129
Integra
"Professor, o que é water-polo?," "Professor, por que aqueles africanos que não sabiam nadar direito estavam competindo nas Olimpíadas?" Tais perguntas foram feitas por alunos do ensino fundamental a seus professores de educação física, conforme depoimento destes em um grupo de estudos sobre televisão e educação física escolar1 . A primeira questão devia-se ao fato daquela modalidade esportiva estar contemplada no enredo de alguns episódios de um popular seriado de televisão brasileira, dirigido a adolescentes; a segunda, em virtude de ter sido dado grande destaque, nas várias mídias, à participação de nadadores da Guiné Equatorial nos Jogos Olímpicos de Melbourne/2000, os quais haviam sido convidados diretamente pelo Comitê Olímpico Internacional a participar das provas de natação, mesmo sendo detentores de desempenho sofrível, segundo informações divulgadas pelas próprias mídias.