Minibasquetebol: Impacto dos Aspectos Motivacionais
Por Dilson Borges Ribeiro Junior (Autor), Israel Almeida Masiero (Autor), Rodolfo da Silva Ferreira (Autor), Helder Zimmermann de Oliveira (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O Minibasquetebol é uma modalidade esportiva com foco na iniciação esportiva, caracterizada por vertentes da pedagogia do esporte que proporcione um ambiente ótimo para o ensino-aprendizagem integral e social dos participantes. As características pedagógicas das aulas são um dos principais desencadeadores de motivação para a prática do mesmo em crianças, influenciando diretamente nos níveis de satisfação, através das experiências vividas com a prática. Objetivo: Investigar os níveis motivacionais dos praticantes do projeto de extensão “Minibasquetebol: uma iniciação esportiva positiva” da FAEFID/UFJF. Metodologia: Sete crianças entre 7 e 11 anos de idade, com 20 meses em média de atuação, foram submetidos a um Grupo de Discussão focalizada (GDF) seguindo um guia de entrevista (dados descritivos, motivação, necessidades psicológicas básicas, apoio à autonomia e clima motivacional). Utilizou-se da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (Bardin, 2011). Resultados: Foram produzidas 70 unidades de registros, distribuídas em seis categorias: ambiente(3%), autonomia(17%), competência(8%), relacionamento(26%), relação com o jogo(9%) e satisfação(37%). Satisfação com a prática:_“eu adoro fazer o minibasquete, a gente faz um monte de exercícios.....e é muito legal, ficava muito feliz quando ia no treino”. Os altos índices de motivação intrínseca, indicam que independente de suas metas, o esporte é praticado por uma satisfação pessoal ou prazerosa, e que a modalidade produz para seus praticantes, experiências estimulantes e gratificantes. Relacionamento:_“Eu gosto de todos os meus amigos, de vez em quando a gente fica conversando...tipo, tem horas que dá um intervalo ‘pra’ beber água...”. Um aspecto motivacional importante é a amizade, já que as crianças usam o esporte como um meio de fazer novas amizades, seja com outras crianças ou com seus professores/treinadores Renan (2015). Conclusões: Concluiu-se que os fatores motivacionais das crianças são positivos, pois a satisfação do treinamento se mostra evidente na fala dos participantes.