Resumo

Introdução: O Minibasquetebol é uma modalidade esportiva com foco na iniciação esportiva, caracterizada por vertentes da pedagogia do esporte que proporcione um ambiente ótimo para o ensino-aprendizagem integral e social dos participantes. As características pedagógicas das aulas são um dos principais desencadeadores de motivação para a prática do mesmo em crianças, influenciando diretamente nos níveis de satisfação, através das experiências vividas com a prática. Objetivo: Investigar os níveis motivacionais dos praticantes do projeto de extensão “Minibasquetebol: uma iniciação esportiva positiva” da FAEFID/UFJF. Metodologia: Sete crianças entre 7 e 11 anos de idade, com 20 meses em média de atuação, foram submetidos a um Grupo de Discussão focalizada (GDF) seguindo um guia de entrevista (dados descritivos, motivação, necessidades psicológicas básicas, apoio à autonomia e clima motivacional). Utilizou-se da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (Bardin, 2011). Resultados: Foram produzidas 70 unidades de registros, distribuídas em seis categorias: ambiente(3%), autonomia(17%), competência(8%), relacionamento(26%), relação com o jogo(9%) e satisfação(37%). Satisfação com a prática:_“eu adoro fazer o minibasquete, a gente faz um monte de exercícios.....e é muito legal, ficava muito feliz quando ia no treino”. Os altos índices de motivação intrínseca, indicam que independente de suas metas, o esporte é praticado por uma satisfação pessoal ou prazerosa, e que a modalidade produz para seus praticantes, experiências estimulantes e gratificantes. Relacionamento:_“Eu gosto de todos os meus amigos, de vez em quando a gente fica conversando...tipo, tem horas que dá um intervalo ‘pra’ beber água...”. Um aspecto motivacional importante é a amizade, já que as crianças usam o esporte como um meio de fazer novas amizades, seja com outras crianças ou com seus professores/treinadores Renan (2015). Conclusões: Concluiu-se que os fatores motivacionais das crianças são positivos, pois a satisfação do treinamento se mostra evidente na fala dos participantes.

Acessar