Modelos de Corpo nas Aulas de Educação Física Escolar: o Vivido e as Influências nas Experiências de Ensino e Atuação de Acadêmicos de Educação Física
Por Elisangela Almeida Barbosa (Autor), Evando Carlos Moreira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa objetivou conhecer o modelo de corpo incutido nos acadêmicos de Educação Física a partir das vivências nas aulas de Educação Física Escolar, as atividades mais presentes nessas vivências e se estas influenciaram a escolha do curso, identificação com as áreas de conhecimento e estágios realizados durante a formação em nível superior. A pesquisa é qualitativa, realizada com 41 concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição pública de Cuiabá. Aplicou-se um questionário versando sobre modelos de corpo nas aulas de Educação Física Escolar, motivos da escolha do curso e campos de atuação de estágio. Das atividades vivenciadas, o futebol foi a mais citada, denotando hegemonia do esporte apesar da diversidade de conteúdos propostos nos últimos anos. Modelos de corpo atlético, saudável e disciplinado foram os mais mencionados, configurando tradicionais referenciais esportivistas, médicos e militares. Identificou-se que práticas de atividades físicas e esportes estão presentes na vida dos acadêmicos influenciando a escolha do curso, afinidade com área de conhecimento e campos de prática voltados à saúde e condicionamento físico, estimulados pelas oportunidades de estágios em segmentos não escolares, mesmo sendo concluintes de um curso de Licenciatura, demonstrando incoerência com os objetivos do referido curso.