Resumo

Introdução: A qualidade da intervenção pedagógica dos jogos esportivos coletivos no ambiente escolar é uma temática de extrema relevância na agenda científica da área da Educação Física. Especificamente no ensino do voleibol, isso parece não refletir no panorama atual de pesquisas sobre a temática, de modo que ainda existe uma lacuna de estudos na área da Pedagogia do Esporte. Objetivo: O objetivo do estudo foi investigar os modelos de ensino utilizados no ensino do voleibol por professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de um município de Santa Catarina, Brasil. Metodologia: O estudo descritivo, de campo e qualitativo empregou uma entrevista semiestruturada e a observação de 12 aulas de quatro professores (três aulas sequenciais de cada professor). Os dados obtidos foram apreciados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (parecer nº 932.068). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Os resultados revelaram que os professores tinham propósitos de ensino coadunados à dimensão motora do voleibol; priorizaram o ensino de conteúdos relacionados à técnica; adotaram estratégias de ensino com foco no desenvolvimento de tarefas de aprendizagem analíticas e pouca utilização do jogo no ensino da modalidade. Essas evidências indicam a utilização de modelos de ensino diretivos pela maior parte dos professores investigados. Conclusões: A opção por modelos diretivos no ensino do voleibol, pode estar relacionada ao pouco conhecimento dos professores de propostas que contemplem o ensino da técnica e tática de forma conjunta, além das próprias crenças dos professores, que exercem grande influência nos procedimentos pedagógicos adotados no ensino da modalidade.

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