Modelos de Identidades Masculinas na Propaganda de Desodorante: Novos Deslocamentos
Por Caio Anawate Kuri Milito (Autor), Carlos Martins (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O corpo masculino tornou-se temática frequente em diferentes meios publicitários nas últimas décadas. A exibição de suas imagens em propagandas de produtos destinados ao embelezamento do corpo desempenha o importante papel de oferecer alguns modelos de masculinidades para os consumidores. A promoção insistente destes modelos, e de valores associados a eles, colabora com o processo de construção da identidade dos receptores do conteúdo publicitário. Este trabalho analisa uma propaganda do desodorante masculino “Rexona Sensitive”, a qual utiliza em sua temática modelos masculinos caracterizados pela virilidade, força e/ou violência, mas que ao mesmo tempo opera um deslocamento na construção do gênero masculino, tornando possível e aceitável para estes tipos de homens o fato de possuírem as axilas sensíveis. Adotamos os referenciais teóricos de Stuart Hall e Kathryn Woodward para realizarmos considerações sobre identidades culturais e diferença, bom como nos apoiamos no trabalho de Jorge Veríssimo para tratar sobre a exploração de imagens do corpo masculino no meio publicitário