Resumo

O Método Situacional desponta como um recurso metodológico, visando superar os conhecimentos cartesianos que dissociam a técnica da tática no processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos. Na medida em que seu entendimento é fundamental para o campo da Pedagogia do Esporte, tanto no contexto científico, quanto na prática pedagógica, a presente pesquisa objetiva, a partir de um ensaio teórico-propositivo, aprofundar os conceitos inerentes aos momentos do Método Situacional. Com base nessa proposta, apresentam-se detalhamentos e explicações, com exemplos práticos desses conhecimentos para o processo de ensino-aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos.

Referências

BITENCOURT, Willian Daniel. O ensino do futsal: uma proposta a luz da Praxiologia Motriz e dos Jogos Condicionados. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

CORRÊA, Umberto Cesar; SILVA, António Sabino da; PAROLI, Rejane. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, Rio Claro, v.10, n.2, p.79-88, mai./ago. 2004.

COSTA, Luciana Cristina Arantes da; NASCIMENTO Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas, Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2ªed. São Paulo: Atlas. 1985.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas: Tempo Brasileiro, 2009.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo: Cortez, 2006.

FAGUNDES, Felipe Menezes. O modelo Teaching Games for Understanding e a Praxiologia Motriz: Sistematização do ensino para a compreensão da lógica interna do Voleibol. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRECO, Pablo Juan. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

LANES, Bruno Minuzzi; RIBAS, João Francisco Magno. As Interações Motrizes do Voleibol e o Método Situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, jan./mar. 2018.

LANES, Bruno Minuzzi. Ensino-aprendizagem-treinamento do Voleibol: proposições a partir da Praxiologia Motriz e o Método Situacional. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela. Desenvolvimento do Conhecimento Tático Declarativo e Processual no Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento do Voleibol Escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

MARQUES FILHO, Cesar Vieira. A estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da Praxiologia Motriz. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

MATIAS, Cristiano Julio Alves da Silva. O Conhecimento Tático Declarativo e a distribuição de jogo do levantador de Voleibol: da formação ao alto nível. 2009. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MOGADOURO, Ângela. Formação dos Jogos Desportivos Coletivos. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2012.

OLIVEIRA, Raquel Valente de; RIBAS, João Francisco Magno; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Relação entre o Praxema e as Interações Motrizes: implicações nos processos de Leitura de Jogo e Tomada de Decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. Pensar a Prática, v. 21, n.2. 2018.

PINHO, Silvia Teixeira de. Método Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz e Voleibol: Elementos para o Trabalho Pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2014.

SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do Esporte: Manual para a Educação Física, Psicologia e Fisioterapia. São Paulo: Manole. 2002.

SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem voltada para o problema. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Vinícius de Oliveira Viana; GRECO, Pablo Juan. A análise técnica-tática nos Esporte Coletivos: “por que, “o quê”, e “como”. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – V. 9, N. 2, 3-11. 2010.

Acessar