Monitoramento do Treinamento no Judô: Comparação Entre a Intensidade da Carga Planejada Pelo Técnico e a Intensidade Percebida Pelo Atleta
Por Luís Viveiros (Autor), Eduardo Caldas Costa (Autor), Alexandre Moreira (Autor), Fábio Yuzo Nakamura (Autor), Marcelo Saldanha Aoki (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 17, n 4, 2011. Da página 266 a 269
Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção referente à intensidade da carga de treinamento planejada pelos técnicos com a percepção de intensidade reportada pelos atletas de Judô. A amostra foi composta por quatro técnicos e 40 atletas da Seleção Brasileira de Judô. A comparação entre a intensidade planejada e a intensidade experienciada foi realizada através da aplicação do método da percepção subjetiva do esforço (PSE) da sessão durante um training camp. Também foram realizadas coletas de sangue para determinação da concentração de lactato sanguíneo. A intensidade da carga de treinamento reportada pelos atletas superou a intensidade planejada pelos técnicos em todas sessões de treinamento. Com relação à concentração de lactato, houve aumento no período pós-treino em todas as sessões do training camp, não havendo diferença entre as sessões. Os resultados do presente estudo demonstram que, embora o programa de treinamento tenha sido elaborado por técnicos experientes, foi detectada diferença entre a intensidade da carga externa planejada pelo técnico e a intensidade da carga interna percebida pelos atletas. Estes dados reforçam a importância do constante monitoramento do treinamento, a fim de maximizar o desempenho de atletas de elite.