Resumo

O presente resumo tem por finalidade, apresentar as relações teórico-práticas no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando as contribuições das aulas de Educação Física por meio do Projeto de Monitoria do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco(CAp-UFPE) para formação inicial de um bolsista graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE. O resumo tem por objetivo refletir e atribuir um novo significado ao trato pedagógico dos conteúdos de Educação Física trabalhados na educação básica uma vez, que as influências militares, médicas e esportivas influenciam diretamente na concepção dos currículos dos curso de graduação, que por sua vez se refletem na realidade concreta do chão da escola. Nesse sentido, buscamos, construir uma base teórico-metodológica docente por meio de leituras, como: o Projeto Político Pedagógico Institucional do CAP/UFPE e alguns livros voltados para prática docente, fez com que fosse possível pensar ações em que o fenômeno da Cultural Corporal pudesse proporcionar uma ação-reflexão-nova ação através das aulas de Educação Física. O Projeto de Monitoria tem por objetivos essenciais: o incentivo a docência e a qualificação dos futuros professores, ao corroborar com a construção de uma identidade profissional docente através das experimentações advindas do contexto escolar. Por meio, desse projeto o licenciando pode mergulhar no chão escolar de maneira antecipada, planejando aulas com a supervisão, participando na elaboração do planejamento e outrs, ou seja, ele de fato é imerso na realidade escolar. Nessa experiência, tive oportunidade de (re)ssignificar as minhas concepções, sobre: Currículo, Avaliação, Planejamento e Práxis Docente. Dessa forma, destacar a importância de programas e projetos que, assim como esse, valoriza a formação inicial e qualificação docente, permitindo aos licenciandos adentrar no chão da escola, refletindo e ressignificando saberes dentro da Universidade.

Acessar