Motivação Acadêmica e Percepção de Competência Profissional de Acadêmicos de Educação Física
Por Lenamar Fiorese (Autor), Caio Rosas Moreira (Autor), Daniel Vicentini de Oliveira (Autor), Eliakim Cerqueira da Silva (Autor), Carla Thamires Laranjeira Granja (Autor), José Roberto Andrade do Nascimento Junior (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 2, 2018. Da página 276 a 288
Resumo
Este estudo analisou o nível de motivação acadêmica e percepção de competência profissional de acadêmicos de Educação Física. Participaram 191 acadêmicos que responderam as Escalas de Motivação Acadêmica e de Auto-percepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. As mulheres apresentaram maior Regulação Integrada. Os alunos que não realizam estágio possuíam maior Desmotivação, enquanto os que realizam estágio apresentaram maior Regulação Integrada e competência profissional. Ainda, a percepção de competência profissional de quem não realiza estágio se correlacionou principalmente com a Regulação Externa e Desmotivação. Concluiu-se que o estágio promove maior percepção de competência profissional e melhores níveis de motivação autodeterminada.