Resumo

A motivação para as aulas de Educação Física tem sido uma preocupação recorrente no âmbito de investigadores e professores (White et al., 2021). Contudo, a mesma depende de inúmeros fatores intrínsecos (próprios do indivíduo) e extrínseco (contextuais). Neste estudo, analisa-se a motivação para a disciplina segundo a área de estudo dos alunos no Ensino Secundário de acordo com a teoria da autodeterminação (Deci & Ryan, 1985). O instrumento utilizado foi a versão portuguesa do PLOCQ (“Perceived Locus of Causality Questionnaire” (PLOCQ) (Teixeira, Monteiro, Carraça & Palmeira, 2018) que avalia a motivação e suas regulações motivacionais dos alunos considerando as seguintes motivações: regulação externa, Regulação Introjetada, Regulação Identificada, Motivação intrínseca e Amotivação. A amostra é constituída por 48 alunos do Ensino Secundário de uma escola em Coimbra, sendo que 25 destes alunos frequentam o Curso de Ciências e Tecnologias e 23 alunos frequentam o Curso de Artes Visuais. A análise dos resultados obtidos evidencia que os alunos da área de estudos de Ciências e Tecnologias, apresentam-se mais motivados para a participação nas aulas de Educação Física do que os alunos de Artes Visuais, nomeadamente por formas de Regulação Introjetada, Regulação Identificada e Motivação Intrínseca. No que concerne às formas de Regulação Externa, os alunos de Artes Visuais sentem-se mais motivados por este tipo de regulação. Por outro lado, em relação à Amotivação, não se verificaram diferenças consideráveis entre as duas áreas de estudo. Os resultados obtidos carecem de uma maior profundidade em número e diversidade contextual da amostra e tratamento estatístico. Os resultados apresentados sugerem a necessidade de os professores de Educação Física reforçarem a adoção de abordagens pedagógicas que sejam orientadas para a motivação e consequente envolvimento dos alunos, particularmente aqueles que se apresentam com menor predisposição para a prática, no sentido de garantir que os hábitos de atividade física objetivados pela disciplina possam ser adquiridos e mantidos após a conclusão do ciclo de estudos.

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