Motivação e desmotivação dos alunos no Ensino Médio nas aulas de Educação Física: algo mudou na produção científica?
Por Rebeca Fernandes Cunha (Autor), Brenda Rodrigues da Costa (Autor), Ricardo Lira de Rezende Neves (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 5, 2023.
Resumo
Esta revisão bibliográfica objetivou analisar e identificar os aspectos relacionados a desmotivação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física. A coleta de dados foi realizada em seis periódicos da Educação Física e nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e Bireme, com o recorte temporal de 2000 a 2020. A literatura indica que os principais fatores que podem causar a desmotivação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física estão relacionados com a utilização de conteúdos, abordagens e metodologias pedagógicas que não se diferem nas etapas formativas da educação básica. Geralmente trabalha-se as mesmas atividades, exigências e vivências do ensino fundamental ao médio, com ênfase nos jogos coletivos de competição e a não consideração das questões de gênero. Desenvolver um trabalho coletivo do professor com os pais, atores da escola e toda a comunidade pode auxiliar na minimização do problema.