Motivação de Estudantes do Ensino Médio em Aulas de Educação Física
Por Juliano Daniel Boscatto (Autor), Emelly Cristina Delevatti (Autor), Elenor Kunz (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A cultura é um fator determinante na vida das pessoas, no espaço escolar e nas aulas de Educação Física não é diferente.O objetivo desse estudo é identificar quais os fatores que motivam e desmotivam os alunos do ensino médio em aulas de Educação Física de escolas urbanas e rurais no município de Palma Sola, Santa Catarina. Esta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa do tipo etnográfica. A amostra foi composta por dois professores de Educação Física e alunos de duas turmas do 1º ano do ensino médio, uma localizada no perímetro urbano e outra no perímetro rural do município de Palma Sola / SC. Foram identificados basicamente e fatores referente a motivação/desmotivação, quais sejam: influência da mídia, práticas esportivas e participação nas aulas. Sugere-se para a ampliação da motivação o trabalho 2 eixos norteadores: 1º Estudos sobre a cultura de movimento e 2º Práticas significativas do movimento humano.