Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar a motivação para ensinar dos profissionais de Educação Física que atuam nos centros esportivos da cidade de Maringá, no Paraná (PR). Para isso, a pesquisa divide-se em três partes: Estudo 1 se refere à revisão sistemática acerca da motivação em profissionais de Educação Física e treinadores atuantes no contexto não formal; Estudo 2, trata-se do estudo da motivação dos profissionais de Educação Física que trabalham nos Centros esportivos no município de Maringá-PR; Estudo 3 buscou compreender a motivação de profissionais de Educação Física que atuam nos Centros esportivos de Maringá-PR. No estudo 1, as buscas para a revisão sistemática foram realizadas em oito bases de dados eletrônicas (Lilacs, PsycINFO, PubMed, SportDiscus, Scopus, Scielo, Science Direct e Web of Science), sem limite de data e a partir dos termos: “Motivation”, “Physical Education”, “Teacher”, “Educator”, “Coach”, “Self-Determination Theory”, em português, inglês e espanhol. Ainda, utilizou-se dos operadores booleanos AND e OR. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos para análise final. Percebe-se que o interesse pelo tema tem apresentado crescimento com o passar dos anos, e que a satisfação das necessidades psicológicas básicas dentro do espaço que atuam são os principais meios de oferecer um ambiente positivo para aqueles atuantes no contexto não formal, com maiores níveis de satisfação no trabalho, bem-estar psicológico e motivação autodeterminada. No estudo 2, foram utilizados como instrumentos uma ficha de identificação e o Questionário de Avaliação da Qualidade Motivacional do Professor para Determinadas Tarefas de Fernet et al. (2008). A amostra foi composta por 55 profissionais de Educação Física, de ambos os sexos, com idade média de 45,8 ±8,3 anos, que atuam nos Centros esportivos da cidade de Maringá-PR. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, testes de U de MannWhitney, Kruskal-Wallis e Friedman, assim como o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Constatou-se que a motivação dos investigados em relação ao ensinar apresenta-se de forma autodeterminada, com níveis elevados de motivação intrínseca (Md=4,33) e regulação identificada (Md=4,33), e que a formação acadêmica parece influenciar o nível de desmotivação (p=0,045) e a regulação introjetada (p=0,032) dos mesmos. Ainda, existe uma correlação positiva e fraca entre formação acadêmica e desmotivação (r=0,279), formação acadêmica e regulação introjetada (r=0,275), assim como uma correlação negativa e moderada entre regulação introjetada e o tempo de atuação (em anos) nos Centros esportivos (r=0,455). Constatou-se que, os profissionais de Educação Física atuantes nos centros esportivos de Maringá (PR), independente do sexo e idade, encontram-se no decorrer da carreira, predominantemente, motivados de forma autônoma para ensinar. Porém, aqueles que possuem especialização na área tendem para níveis mais elevados de desmotivação e regulação introjetada, alertando para possíveis frustrações em relação à tarefa de ensinar dentro desses espaços. Por outro lado, conforme o tempo de atuação nos centros esportivos vai aumentando, esses profissionais vão reduzindo sua regulação introjetada (motivação extrínseca) em relação a tarefa de ensinar. No estudo 3, foi utilizada a entrevista narrativa (não estruturada) e selecionados seis professores do estudo 2, para participar. Na análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016) e como base teórica, a Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Notou-se que os profissionais de Educação Física atuantes nos Centros esportivos encontram-se, predominantemente ao longo da carreira, motivados intrinsecamente pelo seu trabalho, no entanto, é preciso que seus aspectos motivacionais sejam analisados frequentemente possibilitando a elaboração de um ambiente de trabalho favorável para a manutenção dessa motivação autodeterminada.

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