Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e Esportivas: Um Estudo Comparativo Entre Estudantes com Sobrepeso, Obesos e Eutróficos
Por Marcos Alencar Abaíde Balbinotti (Autor), Flavio Zambonato (Autor).
Resumo
O principal objetivo do presente estudo é comparar os níveis de motivação à prática regular de atividades físicas de três diferentes grupos de alunos das escolas de ensino fundamental e médio do
município de Erechim/RS: Obesos, com sobrepeso, e eutróficos. Para tanto, além das avaliações antropométricas – massa corporal e altura – foi aplicado o Inventário de motivação à prática regular de
atividades físicas e esportivas (IMPRAFE-54) (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006). Os resultados variaram consideravelmente em valores nominais e a principais dimensões motivacionais foram as seguintes:
Obesos (saúde); sobrepeso (estética; saúde; prazer); eutróficos (saúde, estética, prazer). Na comparação inter-grupo (obesos; sobrepeso; eutróficos), a dimensão Estética se destacou na diferença entre os grupos de sobrepesos e obesos. Espera-se que esses resultados possam contribuir para a prática pedagógica da educação física escolar.