Resumo

Objetivo:
Investigar quais os motivos que levam as pessoas a procurarem e permanecerem em uma assessoria esportiva para a prática da corrida de rua.

Métodos e Resultados:
O estudo tem caráter descritivo e consta de uma amostra de 436 atletas da Assessoria Esportiva Run&Fun. A coleta dos dados aconteceu por meio de um questionário contendo seis questões relacionadas ao perfil dos alunos e aos fatores motivacionais que influenciam na escolha por uma Assessoria Esportiva. O questionário foi remetido via email a todos os alunos, obtendo um total de 436 respostas. Para caracterização da amostra e apresentação dos dados, utilizou-se análise estatística descritiva. Entre todos os entrevistados 54,5% são casados e 67,6% tem no máximo três anos de treinamento junto à assessoria esportiva, 49,0% estão na faixa etária entre 30 a 44 anos e 54,8% é do sexo masculino e 45,2% do sexo feminino. Os motivos com maior grau de importância para a adesão desses alunos foram: ter acompanhamento profissional (76,1%); melhora do seu condicionamento físico (74,7%), melhora da qualidade de vida (61,0%) e 96,1% relataram que os motivos de permanecerem na assessoria são os mesmos de sua entrada.

Conclusão:
Portanto, investigar os motivos pelos quais as pessoas aderem e permanecem em uma assessoria esportiva, é de fundamental importância para conhecer o público que busca um programa supervisionado específico, e a partir disso aperfeiçoar a elaboração e aplicação de treinos, com o propósito de enfatizar as necessidades dos clientes e oferecer um serviço eficaz, resultando em alunos cada vez mais motivados.