Integra

A Arquivos em Movimento chega ao seu sexto volume e amplia, junto ao Qualis da CAPES, as áreas de inserção na produção científica nacional. Como sempre ressaltado em nossos editoriais, a Arquivos prima pela política de divulgação do conhecimento produzido pela Educação Física não somente em áreas já consolidadas tais como, por exemplo, Fisiologia do Exercício e Pedagogia do Movimento Humano, mas também em Dança, Marketing e Administração Desportiva, entre outras. Desta forma, o número crescente de submissões tem nos proporcionado, além de uma enorme satisfação, por estarmos alcançando um nível cada vez maior não somente na quantidade, mas também na qualidade dos artigos publicados a cada número, uma necessidade também crescente de ampliar o nosso quadro de revisores que, já por volta dos 200 (isso mesmo! 200!), contribuem de forma excepcional com a Arquivos. Fica aqui o nosso agradecimento a esses revisores pelo trabalho voluntário.

Obviamente, transformá-la em um periódico eletrônico trouxe agilidade neste processo. Entretanto, o tempo total desde a submissão até a publicação também aumentou, pois ampliar as áreas de divulgação também teve o seu preço. Não recuamos. Passamos a contatar professores e pesquisadores no Brasil e no exterior, de forma que pudéssemos compor um grupo ainda maior (e melhor!) de revisores que pudessem nos conduzir a níveis cada vez maiores no Qualis. Neste sentido, com o apoio de professores, técnicos-administrativos e alunos da EEFD/UFRJ, bem como de toda a comunidade científica relacionada à Educação Física, estamos certos de que a Arquivos tornar-se-á um dos mais importantes veículos de divulgação científica em nosso país.

Outro assunto no qual, em hipótese alguma, poderíamos deixar de falar, diz respeito à Copa do Mundo de Futebol, uma paixão nacional. Dada a importância do tema, não poderíamos deixar de tê-lo como parte deste número, o qual foi merecidamente discutido pelo professor doutor Alexandre Palma. Em seu Ponto de Vista, o professor Palma traz a tona uma discussão a respeito da prática, sem a "pretensão de dar um parecer cientifico", mas nos coloca para refletir sobre o "saber fazer" em um conhecimento vivido na experiência prática. Em outro artigo, ainda sobre futebol, discute-se a questão relativa sobre a aposentadoria de ex-jogadores famosos.

Outro interessante destaque neste número diz respeito à riqueza de temas dos artigos.

São discutidos indicadores de Gestão de Desporto e Lazer para o município de Eldorado do Sul/RS, bem como a prevalência de dor lombar e de desequilíbrios musculares da cintura pélvica em indivíduos que executam sua atividade profissional; discute-se também a pedagogia do esporte sobre as condutas para o melhor encaminhamento do processo de competição e em qual idade do praticante isto seria mais adequado para garantir seu desenvolvimento pleno em competições de ginástica no estado de São Paulo; em outro artigo, foi desenvolvido um modelo de predição da gordura corporal relativa baseada nas características antropométricas de homens e mulheres; também é apresentado um panorama das atividades de lazer de jovens estudantes do ensino médio nos diferentes turnos e a partir dos marcadores sociais gênero, raça, presença de alguma deficiência e nível socioeconômico; o treinamento de força e seus efeitos também são discutidos em um artigo de revisão; outro tema bastante interessante diz respeito aos os significados atribuídos por jornalistas esportivos à cobertura, nos meios de comunicação de massa, da etapa final dos Jogos Abertos de Santa Catarina; e, por último, um estudo se propôs a verificar o perfil do índice de massa corporal de alunos do 1º segmento do ensino fundamental de uma escola particular e analisar a sua associação com o Teste de Sentar-Levantar destas crianças.

Esperamos que este número, extremamente rico em suas discussões, possa contribuir no aumento da visibilidade de nossa grande área e que mais pessoas se sintam
estimuladas a contribuir com a produção científica da Educação Física brasileira.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Atenciosamente,

Equipe Arquivos em Movimento