Resumo

Avaliar a aquisição da marcha independente de crianças tem se mostrado intensamente importante para a área do desenvolvimento motor, a fim de se entender quais as modificações que ocorrem durante esse período. Por se tratar de uma ação complexa, que envolve muitos sistemas e restrições que interagem entre si, o presente estudo teve por objetivo avaliar e descrever o movimento angular do quadril, joelho e tornozelo durante a aquisição da marcha independente sob diferentes condições de superfície. Para isto foram avaliadas 11 crianças iniciantes na marcha (8 passos independentes) recrutadas de uma creche de Londrina. As crianças foram solicitadas a caminhar de forma independente sobre duas condições de superfícies, sendo uma superfície rígida (SR) e outra superfície deformante (SD). O procedimento experimental foi conduzido por um período de 4 meses, sendo realizadas avaliações a cada 15 dias, totalizando, ao final, 8 sessões de avaliações. Todas as coletas foram filmadas e as imagens posteriormente analisadas por meio do programa Ariel Performance Analysis System (APAS versão 1.4). Para a análise dos resultados, inicialmente, foi realizada uma análise descritiva (média e desvio-padrão) para caracterização da amostra, posteriormente, para verificar possíveis diferenças significativas foi utilizado a ANOVA para medidas repetidas (8 coletas x 2 superfícies). Para verificar o tamanho do efeito das diferentes superfícies sobre o movimento angular do quadril, joelho e tornozelo foi utilizado đ de Cohen. Os resultados apontaram para a existência de diferenças significativas entre as condições de superfícies e o tempo decorrido entre as coletas nas duas variáveis analisadas. De maneira geral, na superfície deformante, observou-se que as crianças mantiveram o quadril e joelho mais flexionados, e o tornozelo com menor flexão plantar durante todo o período de coletas quando comparado à superfície rígida. Esse resultado permite concluir que a utilização da superfície deformante agiu como um meio mais restritivo, sendo capaz de perturbar o padrão de marcha das crianças iniciantes na marcha. 

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