Resumo

Esta tese trata de compreender as relações entre as mudanças sociais e os impactos destas no trabalho dos professores de Educação Física nas escolas. Representa o desdobramento da dissertação de mestrado concluída em 2001 que tratava da construção do trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Nessa ocasião, foi realizado um estudo etnográfico com professores desta rede, procurando compreender, na sua perspectiva, como estes construíam seu trabalho docente e como articulavam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico das escolas municipais. O surgimento de novas demandas ao trabalho docente e a necessidade de reconhecer no processo formativo do professor, o valor das trajetórias pessoal e profissional, levaram-me a formular o seguinte problema de pesquisa: na perspectiva dos professores de Educação Física, que mudanças sociais influenciam o seu trabalho docente na escola e como eles experimentam estas mudanças, produzindo respostas e enfrentamentos as demandas sociais, culturais e educacionais da comunidade escolar em que atuam? Para responder a essa questão, nas decisões metodológicas recorri às histórias de vida profissionais de seis docentes de Educação Física. Busquei construir com esses professores, compreensões e relações entre suas trajetórias pessoais e profissionais e o processo de mudanças sociais que temos vivido, a saber: as novas configurações familiares, o lugar do trabalho no mundo contemporâneo, os efeitos da globalização cultural nas atitudes e relações dos sujeitos na experiência vivida e as reestruturações pedagógicas ocorridas na RMEPOA. O trabalho de campo foi realizado de maio de 2008 a fevereiro de 2009 e a partir da análise das informações, foi possível compreender que os papéis desempenhados pelas novas configurações familiares é um elemento recorrente nas narrativas docentes e que imputam novos significados ao seu trabalho. Também é importante destacar a perplexidade com que os professores descrevem e enfrentam os “muitos mundos” presentes no cotidiano escolar, se referindo as inúmeras possibilidades que os estudantes manifestam em suas origens, experiências, desejos e socializações. Tal diversidade e complexidade são narradas nas histórias de vida dos professores colaboradores com diferentes sentidos: a) por vezes, com ceticismo e desencanto; b) como um desafio mobilizador; c) com serenidade e realismo. Esses elementos constituíram os eixos de análise que conduziram a discussão das narrativas em busca de compreensões para o problema de pesquisa. Longe de estabelecer normativas regulatórias ou um ato de vouyerismo frente às narrativas docentes, a pesquisa com histórias de vida revela-se como uma potencialidade para atuar no binômio investigação/formação, permitindo aos professores colaboradores e pesquisador uma ressignificação da vida vivida nas escolas.

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