Integra

Inicialmente gostaríamos de agradecer ao Professor Dr. Manoel José Gomes Tubino (in memoriam) que muito contribui enquanto professor convidado do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação Física da EEFD/UFRJ no período de 1980 a 1994, e membro da Comissão Cientifica da Arquivos em Movimento, com sua competência e compromisso na qualidade da formação acadêmica dos profissionais em Educação Física e Esportes. Com toda certeza, o Professor José Gomes Tubino deixará uma enorme lacuna.

Na edição anterior enfocamos a importância de se perseguir a evolução da revista que, até o presente momento, vem se delineando com competência e sensibilidade, e é nesta trilha, com o compromisso de divulgar a produção de conhecimento no âmbito acadêmico, que a Revista Arquivos em Movimento passa a ser veiculada a partir do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas - SEER do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, o qual é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação d as atividades de editoração de periódicos científicos . 1

A migração da Arquivos para este novo sistema proporcionará, além de uma maior agilidade nos processos de submissão, revisão e publicação de seus artigos, maior visibilidade junto à comunidade acadêmica. Desta forma, solicitamos que todos aqueles que de alguma forma contribuem ou que pretendem contribuir para com a Arquivos, que efetuem o seu cadastramento. Este processo é de fundamental importância para o seu pleno acesso. Destacamos ainda que a Arquivos continuará com a política de gratuidade no seu acesso e que manterá a linha de divulgação de trabalhos nos diferentes âmbitos da Educação Física e Dança.

Nesta primeira edição de 2009, contamos com artigos e ensaios nas áreas da fisiologia do exercício, do treinamento desportivo, e de estudos que abordam os aspectos pedagógicos, sociais e culturais nos segmentos do lazer, esporte e educação física escolar. No Ponto de Vista, temos a honra de contar com as memórias do professor, e atual diretor da EEFD/UFRJ, Waldyr Ramos, que vem nos enriquecer com o texto intitulado: A Setuagenária Escola de Educação Física e Desportos.

Assim, damos as nossas boas vindas a todos vocês que têm contribuído conosco nestes anos e convidamos a todos aqueles que estão nos visitando pela primeira vez, a também navegar neste novo ambiente da Revista Arquivos em Movimento.

Que todos tenham uma boa leitura!

1 PORTAL do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas. In: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em . Acesso em: 01 jun. 2009

Acessar