Mulheres & Esporte: Análise da Publicidade do Rúgbi Feminino no Brasil
Por Marta Regina Garcia Cafeo (Autor), José Carlos Marques (Autor).
Em XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O presente trabalho analisa o filme publicitário “Marido Caprichoso”, veiculado pela Confederação Brasileira de Rúgbi, na divulgação da terceira etapa fixa do Circuito Mundial de Rúgbi Feminino, realizada no Brasil em 2014. A discussão se inicia com uma breve apresentação da trajetória das mulheres no esporte, relatando os fatores enraizados na cultura popular das desigualdades entre ambos os sexos, que destacam a superioridade dos homens em relação às mulheres. Na sequência é apresentado o rúgbi, modalidade que volta a competir nos Jogos Olímpicos de 2016, e a história da Seleção Brasileira de Rúgbi. Por fim, é descrito o filme publicitário e realizada a análise, que leva em consideração as questões de gêneros, em especial os obstáculos que as mulheres esportistas enfrentam, ligados às questões de masculinidade e feminilidade, as obrigações para com a família e a sociedade.