Multiplicidades e Conhecimentos: Uma Possibilidade de Viver a Dança
Por Flávio Nunes dos Santos Júnior (Autor), Ana Carolina Torres (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 2, 2002.
Resumo
Atravessada pela perspectiva cultural, pelos debates promovidos por BNCC e Currículo da Cidade de São Paulo, o trabalho aqui relatado se refere a uma experiência pedagógica vivida com estudantes do sétimo ano, que teve como tema a dança contemporânea. Teve como objetivo de vivenciar e experimentar a dança, reconhecer e valorizar os diferentes modos de dançar e analisar e repudiar discursos que subjugam a mulher na prática da dança A tematização proporcionou às/aos discentes a ampliação do repertório de práticas corporais acessadas nas aulas do componente, além de problematizar narrativas vinculadas aos modos de exercer a masculinidade e a feminilidade a partir da estrutura patriarcal que atravessa a ocorrência social da dança. Buscou-se também desconstruir o significado de dança, os modos legitimados de performá-la, os discursos que asfixiam a vontade de dançar e a maneira como as instituições operam sobre as condutas, especialmente em torno do corpo juvenil.