Resumo

Introdução: O basquetebol está na categoria dos JEC de invasão e por sua vez compreende sua prática no contexto da tomada de decisão e resolução de problemas. Com isso, o modelo, métodos e estratégias de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento de jovens praticantes, tem sua aplicação baseada na lógica do jogo e na direção tático-técnica. Todavia, jovens treinadores(as) estão em constante conflito quanto ao que planejam e aquilo que executam. Objetivo: Observar e avaliar a execução das estratégias de ensinoaprendizagem-treinamento por jovens treinadores(as) de acordo com a sistematização proposta. Metodologia: O projeto de extensão da FAEFID/UFJF “Formação em basquetebol: da Base para a ponta” apresenta categorias de formação: Sub12, Sub14 e Sub16 masculino e Sub13 e Sub15 feminino. Cinco alunos/graduandos (treinadores das equipes), ministraram entre fevereiro e junho de 2022, 150 sessões de treino, preenchendo um formulário de controle pedagógico após 116 sessões. O formulário composto por questões relacionadas à: quantidade de tarefas, tempo de cada tarefa, tipo de estratégia didático-pedagógica utilizada (exercício analítico, Jogos, exercícios de estratégia e coletivo). O planejamento e sistematização das equipes é orientado pela lógica do jogo, compreendendo o desenvolvimento tático-técnico. Todos os participantes preenchem o TCLE. Foi realizada a média, desvio padrão e distribuição de frequência para análise dos dados. Resultados: Os treinadores realizaram 5,2±1,0 atividades em cada sessão de treino, com duração de 13,02±4,6 minutos por atividade. Na atividade 1 as atividades categorizadas como analíticas foram 56,9%, sendo os outros 43,1% de atividades “jogo”. 76,3% das atividades desenvolvidas na atividade 2 foram categorizadas como “jogo”, tendo esse percentual aumentada para 87,1% nas atividades 3 e 4. A partir da atividade 5 estratégia “coletivo” aparece com 19 ocorrências, com o “Jogo” apresentando 56,9% das atividades realizadas. Conclusões: Os jovens treinadores apresentaram perfil predominante das estratégias de ensino-aprendizagem-treinamento sustentadas na orientação pela lógica do jogo, compreendendo o desenvolvimento tático-técnico

Acessar