Resumo

Este ensaio tem como objetivo propor demandas para estudos que podem compor o contexto reflexivo a ser incentivado pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Sobre a ótica do acesso e da promoção da educação em direitos humanos como temática, adota os direitos que NDH selecionou para contemplar ações educativas na EEFE-USP: acesso, igualdade, liberdade, proteção e permanência. Assume que os direitos humanos, ao mesmo tempo que fundamentam, mantêm uma relação de sinergia com o desenvolvimento humano. E mais, desenvolvimento e direitos, apenas serão alcançados a partir do entendimento do corpo que somos. Mais especificamente, sobre o desenvolvimento e os direitos, sugere uma reflexão com base nos pilares apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para o corpo que somos, menciona a noção de corporeidade. Ainda, propõe uma reflexão a partir da fenomenologia e das ciências cognitivas. Apoiado na compreensão
que a escola é um espaço importante na formação do ser humano, cuja relação desenvolvimento humano, corpo e direitos humanos pode ser valorizada e explorada, apresenta uma reflexão sobre o mover-se corporal dentro de um modelo de Escola Ativa proposto pelo PNUD. Por fim, conclui que as reflexões propostas são necessárias e atuais, pois enfatizam a experiência que é possível ser vivida pela corporeidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento e a garantia dos direitos.

REFERÊNCIAS

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948.

Sen A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras; 2000.

United Nations Development Programme. Human Development for Everyone. New York: UNDP; 2016.

Alkire S, Deneulin S. An Introduction to the Human Development and Capability Approach. London: Earthscan; 2009.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017. Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Brasília: PNUD; 2017.

United Nations Development Programme. The Real Wealth of Nations: Pathways to Human Development. New York: UNDP; 2010.

Nussbaum MC. Women and human development: the capabilities approach. Cambridge: Cambridge University; 2000.

Whitehead M. Letramento Corporal: atividades físicas e esportivas para toda a vida. Porto Alegre: Penso; 2019.

Merleau-Ponty M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes; 1994.

Maturana H, Varela F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II; 1995.

Varela F, Thompson E, Rosch E. Embodied mind: cognitive science and human experience. London: MIT; 1996.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil. Brasília: PNUD: INEP; 2016.

Bracht V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. O CEDES. 1999;19:69-88.

Rasberry CN, Lee SM, Robin L, et al. The association between school-based physical activity, including physical education, and academic performance: a systematic review of the literature. Prev Med. 2011;52:S10-S20.

Geertz C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1989.

Mauss M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify; 2003.

Sperry RW. Neurology and the mind-brain problem. American Scientist. 1952;40:291-312.

Daolio J. Consequências do conceito de cultura para a Educação Física escolar. In: Neto, MP, organizador. Desafios da educação física: cultura e corpo em movimento. Dourados: EdUFGD; 2015. p. 57-73.

Stehlik T. Thinking, feeling, and willing: how Waldorf schools provide a creative pedagogy that nurtures and develops imagination. In: Leonard T, Willis, P, editors. Pedagogies of the Imagination. Springer Science; 2008. p. 231-243.

Dewey J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional; 1979.

Acessar