Resumo

Acredita-se que os primeiros contatos com a água foram desenvolvidos para fins de sobrevivência e, somente na Grécia o nado consegue se desvencilhar desta função, passando a compor e se manifestar como parte da educação dos gregos. Desta forma, além de se constituir como um rico patrimônio cultural da humanidade, o nado e a natação são práticas corporais que deveriam estar contidas na Educação Física escolar. Todavia, mesmo com todo seu valor inegável à humanidade, muitas vezes estes conteúdos deixam de estar presentes nos currículos escolares, e quando presentes são observados a partir de diferentes finalidades em suas vivências. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é analisar e refletir sobre as diferentes expectativas e perspectivas de professores, alunos, pais e/ou responsáveis no ensino e vivências do nado na Educação Básica, além de analisar a importância do nado como patrimônio histórico-cultural na sociedade, discutindo temas relevantes, como possibilidades e limitações da implementação desta modalidade na Educação Básica. Para tanto, essa pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Participaram desta pesquisa 56 professores, 163 alunos e 201 pais ou responsáveis. Os resultados obtidos apontam que o nado é uma prática corporal, que além de se constituir como patrimônio cultural, é apresentada nos documentos normativos mais recentes da Educação Básica como parte do componente curricular obrigatório da Educação Física, entretanto poucas escolas possuem a infraestrutura necessária para a vivencia desta prática. Notamos assim, a partir dos relatos dos entrevistados e da análise de dados, a segmentação das finalidades destas modalidades em basicamente três principais aspectos: a esportivização do nado, a sobrevivência no meio líquido e a qualidade de vida saudável. Desta forma, grande parte dos respondentes consideram o nado como uma prática de extrema relevância que deve estar presente no contexto escolar.

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